14 de maio emancipação politica de Senador Guiomard

por adm publicado 15/05/2023 10h25, última modificação 15/05/2023 10h29
parabéns aos 47 anos de emancipação politica

Senador Guiomard é um município brasileiro do interior do estado do Acre. Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, é o sétimo município mais populoso do estado, com 22 810 habitantes em 2018, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).[2] ― correspondente a 2,8% da população estadual. Seu nome é uma homenagem ao político José Guiomard dos Santos. Está localizado a 24 km de Rio Branco, a capital do estado.

História

A comunidade, situada a beira do igarapé Judia, alcançou a categoria de vila em 1956, e em 14 de maio de 1976 tornou-se município, denominado em homenagem ao autor do projeto de lei que o criou, o senador José Guiomard dos Santos.[5]. Anteriormente a localidade era chamada de Quinari, nome derivado da árvore Quinquina [6]

O município também é conhecido como o ponto do "amendoim". Todos os anos oferece para a comunidade e turistas a famosa "Festa do Amendoim".

Geografia

Em 2010 a população do município era de 20 153 habitantes, 12.051 habitantes na zona urbana; 7.476 habitantes na zona Rural. A sua área é de 2 321 km², ocupando a décima oitava posição em extensão territorial, com uma densidade de 8,69 hab./km².

Limita-se ao norte com o Amazonas, ao sul e a oeste com o município de Rio Branco, a leste com o município de Plácido de Castro e a nordeste com o município de Acrelândia.

Economia

O município baseia sua economia na agropecuária, correspondendo a mais de um terço da composição econômica do município, na área produtiva, com usinas de beneficiamento e alguma agroindústrias. Descendentes de japoneses que moram no município investiram no plantio e produção de amendoim. A administração pública já deixou de ser destaque, o grande triunfo econômico do município é a Zona de Processamento de Exportação, que tem na sua localização estratégica para os portos pacífico o seu maior atrativo. Encontra-se em fase de implantação.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Senador_Guiomard

error while rendering plone.comments