Vereadores defendem políticas para pessoas com TEA 'autista' e celebram dia mundial no Quinari
- Câmara Senador Guiomard
- 6 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2022

A Câmara Municipal de Senador Guiomard, através dos seus vereadores, prestigiaram a celebração do dia Mundial do Autismo, em Senador Guiomard, defendendo e discutindo a implementação de políticas públicas voltadas para os autistas da cidade.
O presidente da Câmara, Magildo Lima, pontou que a casa legislativa tem um papel fundamental no diálogo com as famílias e que buscam discutir maneiras de continuar avançando neste tema. “Estamos discutindo maneiras para cumprir a legislação federal e implantar o atendimento completo para as pessoas com autismo em nosso município”, relatou, e complementou, informando "Eu já conversei com a prefeitura, e ela é parceira e está trabalhando nessa missão, inclusive já conheceu o Centro Integrado de Atendimento ao Autismo existente no Acre no ano passado e busca viabilizar a implantação no município", destacou.
Magildo pontua também que a ideia é que seja criado um Centro Integrado de Atendimento a Pessoa com Autismo, e que esse local dê todo o suporte necessário para o autista e suas respectivas famílias. “A criação do Centro dá respaldo até para receber recursos federais, que hoje o município não recebe”, completou o parlamentar. Magildo lembra também que a prefeitura vai iniciar o mapeamento e o cadastro dos portadores de TEA de forma a maximizar as políticas e individualizar os atendimentos, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Comemorando a semana do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, iniciado em 2 de abril, o município planejou uma vasta programação em comemoração a data, desde passeata a atendimentos médicos.

A programação fora iniciada com uma passeata reunindo familiares de autistas na principal Avenida da cidade (Av. Castelo Branco). Em seguida, no Centro Municipal de Atendimento Pedagógico Especial (CEMAPE) houveram palestras com o objetivo de divulgar e chamar a atenção para comportamentos simples que ajudam a identificar o autista, além de atendimentos com profissionais como: médico - clínico geral, pediatra, psicólogo e fonoaudiólogo.
A prefeitura disponibilizou a estrutura das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde para ajudar nos atendimentos e a prefeita Rosana Gomes, disse que a saúde é para todos, mas que era necessário um olhar especial para as pessoas que precisam de atendimentos específicos.
"Sou prefeita, mas também posso falar como mãe, estarei sempre disposta a ajudar quando precisarem. Autismo não é doença é apenas uma diferença, e precisamos cuidar, amar e servir a todos", finalizou a gestora do Quinari.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é parceira da prefeitura de Senador Guiomard na promoção da conscientização do Autismo. A presidente da associação que representa autistas de Senador Guiomard, Adriana Rogéria, elogiou a participação da prefeita Rosana Gomes e dos vereadores na condução das políticas públicas para as famílias com autistas.
A vereadora Alessandra Mesquita participou do evento e parabenizou a prefeitura, APEA, as famílias e a prefeita pela organização e parceria no evento e ressaltou que a luta para melhoria dos direitos dos autistas continua e pontou “É uma luta constante para os atendidos terem o mínimo de tratamento adequado. O tratamento para autista não é medicamentoso, é terapêutico. Se a criança não tem as terapias adequadas, é a mesma coisa que dar um remédio errado para alguém. As famílias sofrem muito com a falta de políticas públicas do Estado. O que eu gostaria? De aumentar o número de atendidos nas unidades, nas escolas. Paciente autista tem que ser constantemente estimulado, pois, se isso não ocorrer, ele regride”, diz a parlamentar.
Finalizando, a vereadora Leire do Mixico, ressaltou que o Quinari tem caminhado para conhecer as necessidades das famílias e pessoas com Tea. “Temos caminhado para conhecer as necessidades, e saber o que podemos fazer, como Poder Público, para discutir essas políticas de inclusão. Nós, junto com a Prefeitura, Associações, Entidades, vamos buscar meios para desenvolver essas políticas. Aqui no Quinari já recebemos as famílias na casa legislativa, estamos vendo meios de melhorar as políticas e dotar os estabelecimentos públicos e privados e melhores condições para pessoas com TEA e outras necessidades. Nossa educação já é inclusiva. Um trabalho que tem sido feito com seriedade e pode ser melhorado, com parceria das mães. Nos colocamos a disposição para que essas políticas se desenvolvam”, afirmou a vice-presidente do parlamento.
Sobre o transtorno do espectro autista (TEA)
O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
Comments