Qual o papel da Câmara dos Vereadores?

Nos últimos anos o parlamento municipal teve uma atuação tímida, promíscua e de interesses com aqueles que ocupavam a gestão municipal. Imagino eu que isso mudou. Estamos vivendo dias de discussão e construção. Na última eleição foram eleitos 11 vereadores.

Por decisão democrática da maioria foi eleita uma composição para a mesa diretora representativa dos partidos. Com um passar do tempo, alguns vereadores optaram por fazer parte da base do prefeito, o que democraticamente é aceitável. Outros vereadores optaram por fazer oposição.

O que também democraticamente deve ser respeitado. Ocorre que parte dos bajuladores do executivo não entendem ao fato de vereadores optarem em ser oposição. Em alguns casos buscam tumultuar ou mesmo agredir ao parlamento municipal. É de se avisar aos bajuladores, aos desavisados que os vereadores, tanto os base como os de oposição conforme a Lei Orgânica do Município, bem como o Regimento Interno assegura ser o "vereador inviolável nas prerrogativas de suas funções".

Isto significa que nada pode comprometer a atuação do vereador em suas ações de fiscalização, crítica e elogio a qualquer que seja a situação. Essa Mesa Diretora não aceitará ataque a honra dos vereadores e vereadoras no livre exercício da atividade legislativa. As providências jurídicas serão adotadas, as reclamações que agridam a honra e imagem dos parlamentares não ficarão em pune. Atenciosamente,

Vereador Gilson da Funerária Presidente Câmara Municipal de Senador Guiomard.