Câmara aprova crédito suplementar para pagamento de servidores

O Presidente da Câmara, vereador Gilson da Funerária (ex-prefeito em exercício de Senador Guiomard) colocou em votação o pedido de abertura de crédito por excesso de arrecadação, enviado pelo gestão atual na última segunda (30/09), por volta das 12h40min.

Segundo o Gilson da Funerária deixou a gestão do executivo municipal, obedecendo a decisão da justiça, mas com recursos suficientes para o pagamento da folha do mês de setembro, e que causa estranheza o município fazer um alarde nesse sentido que a gestão interina havia pago fornecedores com os recursos que seriam para salários.

Assista o vídeo

“Me causa estranheza esse alarde para aprovação de crédito suplementar para pagamento de servidores. Na minha passagem pelo executivo municipal deixei recursos suficientes para o pagamento dos nossos servidores. Mas por ser uma matéria que beneficia os colaboradores municipais que servem a nossa população, conversei com os vereadores e o próprio secretário de finanças da gestão atual e em caráter de urgência fizemos a tramitação na comissão de orçamento e finanças e depois coloquei em votação no plenário, que culminou na aprovação por unanimidade. Ressalto que na gestão é possível fazer assim, paga os fornecedores dia 10 e com os recursos do dia 20 e 30 junta e paga a folha salarial. Saí dia 11 da gestão, deveria ter tido um planejamento mais sólido para com a folha dos servidores de setembro, mas o assunto está resolvido, e o servidor respeitado”, explicou Gilson.

Entenda o caso

O pagamento salarial do mês de setembro não saiu no dia 30, última dia do mês de setembro de 2019, como esperado pelos servidores públicos. Por outro lado, a equipe do atual Prefeito, odontólogo André Maia, confirma a existência de recursos deixado pela gestão interina, porém diz inexistir saldo no sistema de contabilidade. Devido a este fato, vez que o orçamento de 2019, foi aprovado e elaborado em 2018 pela equipe do próprio Prefeito atual, houve a solicitação de abertura de crédito suplementar. Após conversa com o Secretário de Finanças da Prefeitura e os vereadores da Casa por intermédio do Presidente da Câmara, o crédito fora analisado pela comissão de orçamento e finanças, colocado em votação e aprovado por unanimidade em benefício dos servidores.

Consta a publicação no Diário Oficial do Estado do Acre (DOEAC) nº 12.647, página 130 da abertura do crédito suplementar citado.